Como é realizado o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas?

Tendência entre famosas e celebridades, como Megan Fox e Anitta, o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas é o que há atualmente de mais moderno nesse campo. Para quem deseja ter um  olhar mais acentuado e natural, esta técnica é a ideal.

Embora, no entanto, muitas queiram ter um novo contorno desses fios, o medo costuma ser um dos obstáculos para obter o resultado desejado. No intuito de desvendar por dentro o passo a passo do método, vamos revelar tudo para vocês.

Quem deseja mais informações pode acessar nossas outras publicações sobre essa arte da micropigmentação de sobrancelha fio a fio e com as principais dúvidas referentes ao processo. Mas, se quiser saber como é feita a micropigmentação de sobrancelhas fio a fio, fica aqui, que este post está super completo.

Dermógrafo, o aplicador de pigmento

Dermógrafo, o aplicador de pigmento

Todo o processo é baseado no uso de uma ferramenta chamada dermógrafo, que é um aplicador com agulha (que deve ser descartável) na extremidade. E o pigmento utilizado na pele deve ser antialérgico, feito com glicerina.

O procedimento de micropigmentação deve ser executado por um profissional capacitado, que pode ser uma esteticista, biomédica, enfermeira ou outro que tenha se aprofundado previamente na técnica.

Esse método costuma ser indicado mais para quem possui alguma cicatriz, quem tem falhas na região ou tenha pouco ou nenhum pelo. Para que o resultado seja o mais natural possível, o aplicador precisará fazer uma análise do tamanho, formato e coloração ideal para cada cliente.

1º passo: Escolha da clínica

A chave do sucesso é escolher um bom profissional. Não se guie apenas pelo preço. O barato às vezes pode sair caro. Procure referências, recomendações e tente ouvir de pessoas que passaram por aquele lugar o que acharam.

Um erro no procedimento pode trazer malefícios à saúde, especialmente se for usado algum elemento nocivo e prejudicial. Além disso, se for mal feito o procedimento de micropigmentação, a cliente pode ter muito trabalho para removê-lo.

2º passo: Atendimento inicial

Ao chegar no local escolhido, tire todas as dúvidas em relação à forma de trabalho da clínica. Peça para que eles te mostrem fotos de outros já executados, e, se puder, conheça as instalações previamente. Tente saber desde o preço até os materiais utilizados.

3º passo: Cadastro

Depois de aprovar o local, preencha seu cadastro e, se for o caso, a anamnese, para que eles saibam seu histórico de saúde. Pode haver ainda uma análise mais profunda antes do procedimento de micropigmentação, além de tirar uma foto para comparações posteriores. ,

4º passo: Demarcação

Demarcação - Micropigmentação

A próxima etapa é a demarcação de como ficará a nova sobrancelha. Com uma pinça e uma caneta profissional, é feita a simulação do desenho ideal para aquele rosto. A cliente pode ou não sugerir mudanças ou aprovar esse design.

5º passo: Anestesia

Para evitar dores, antes do procedimento de micropigmentação em si, pode ser feita a aplicação de anestésico tópico. Depois disso, espera-se cerca de 40 minutos para fazer efeito. Essa etapa, no entanto, é opcional.

Enquanto aguarda, alguns profissionais costumam informar sobre a cor do pigmento que será utilizado. Como dito antes, é algo personalizado de acordo com a pele e tom dos fios de cada uma.

6º passo: Aplicação da técnica de micropigmentação de sobrancelhas

Aplicação da técnica de micropigmentação de sobrancelhas

Agora chega a hora propriamente da execução. Nesse caso, podem ser aplicadas diversas técnicas diferentes, desde a fio a fio, que fica mais natural, desenhando cada fio, até os métodos compacto e esfumado.

No caso do fio a fio, é possível combinar ainda outras estratégias, como a 3D, mesclando pelos de cores e tamanhos diferentes para dar um aspecto mais realista. A sobrancelha ombré é mais um mecanismo para trabalhar o degradê do rosto.

7º passo: Reforço anestésico

Enquanto o procedimento de micropigmentação está sendo executado, a cliente pode acompanhar com um espelho. Também pode ser feita a reaplicação do anestésico para garantir mais conforto.

8º passo: Laser para cicatrizar

Logo depois de terminar, um laser de baixa potência costuma ser aplicado para fixar o pigmento e ajudar na cicatrização. Com isso, evita-se a formação de crostas durante a recuperação da paciente, aliviando a dor e o inchaço.

9º passo: Registro e recuperação

Finalizado o procedimento, hora de tirar uma foto final e esperar em casa pelo resultado final, em torno de 30 a 40 dias depois. Mas as duas primeiras semanas posteriores são essenciais para esse sucesso, exigindo que a cliente siga algumas recomendações.

Sobrancelha pigmentada: cuidados

Pronto, agora a sobrancelha está pronta. Cada clínica ou profissional irá indicar os principais cuidados a serem tomados, como:

  • Evitar sol e mar;
  • Não molhar em água quente por quatro dias – preferir a água fria;
  • Deixar que as casquinhas que se formam caiam sozinhas (do contrário, o pigmento pode ir todo embora);
  • Hidratar a região com uma pomada durante uma semana.

Mas é importante saber que a região poderá ficar mais escura, o que melhora em até 40% depois que a pele descamar cerca de uma semana após a sessão. Em alguns casos, podem ser ainda necessários retoques.

Então, entendeu melhor como é feita a micropigmentação de sobrancelha? Ficou com vontade de fazer também? Deixe sua opinião nos comentários!

Gostaria de saber mais sobre o curso de Micropigmentação?

Saiba mais
Como é realizado o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas?
5 (100%) 19 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *